![]() |
| Alunos da Famecos na aula de rádio- Foto divulgação/Facebook |
No dia seis de junho, tive minha primeira experiência em programa de rádio, e ao vivo! O programa faz parte da cadeira de laboratório de jornalismo e objetivo é aproximar os alunos com os meios de comunicação. Nós tínhamos 20 minutos para apresentar o programa, no entanto, como nosso grupo era o primeiro, acho que sentimos um certo nervosismo e falamos rápido demais, assuntos que poderiam até gerar debate, como o jogo do Brasil contra a França aqui em Porto Alegre. Então não aproveitamos todo tempo que foi disponibilizado e, por isso apresentamos em apenas 14 minutos. Mesmo assim, a experiência foi fantástica. Escolher temas, o âncora, o tempo para cada um falar foi apenas uma pequena amostra de como funciona profissionalmente e isso a Famecos sabe proporcionar como poucos.
Entre os meios de comunicação em massa o rádio, pode ser considerado o mais popular e o de maior alcance do público, não só no Brasil mas no mundo, isso pela capacidade que o homem tem em ouvir a mensagem sonora e falada simultaneamente e não ter de interromper as suas atividades e se dedicar exclusivamente à audição. Segundo dados do Ministério das Comunicações, o Brasil possui aproximadamente 3.000 emissoras de rádio, sendo que distribuídas aproximadamente em 50% para AM e FM.
O rádio até pouco tempo atrás era o meio de comunicação mais importante do mundo, ultrapassando a então soberania dos jornais impressos. Coberturas de guerra, notícias sempre ao vivo, novelas e programas de entretenimento variados fizeram do aparelho o sonho de consumo dos cidadãos. No entanto, com o surgimento e a popularização da televisão, nos anos 50, o rádio começou a perder seu espaço. Contudo, agilidade de seu método de propagação colabora para a permanência do rádio e o ajuda a manter-se vivo e presente em praticamente todo o mundo até os dias de hoje.
Segue abaixo o link com os programas que fizemos:
Matheus Caporal Goularte

Nenhum comentário:
Postar um comentário