quarta-feira, 26 de junho de 2013

A base da vida: a luta por um espaço em um grande clube

    Em entrevista realizada na sede do A.C.B Estância Velha, em Canoas, o presidente do clube, Cléio Silva dos Santos, com certa empolgação revelou alguns projetos para as categorias de base, além de parcerias com a dupla Grenal e o Atlético-PR. " O objetivo do clube é sim expor os jogadores para negociá-los depois", não esconde o presidente do clube. 
    Atualmente, o clube possui várias equipes disputando jogos amistosos e participando de campeonatos de amadores. No entanto, os times da base estão presentes em quatro categorias (sub-13, sub-15, sub-17 e sub-19). Nos domingos, à tarde, é a vez de o time oficial do clube apresentar-se.
    As quatro categorias de base, no entanto, merecem atenção especial. Cléio revela que esses jovens representam a continuidade do clube. Serão os futuros atletas, associados e dirigentes que terão a tarefa de dar seguimento à história da Associação Cultural e Beneficiente Estância Velha. "O nosso futebol passa por um gradativo processo de profissionalização", disse Cléio. 
As mudanças na Lei Pelé, que privilegiam o clube formador, como por exemplo, o direito da verba de solidariedade, inclusive para transferências nacionais, são indicativos de que a formação do atleta brasileiro está sendo redimensionada e que a devida importância lhe está sendo conferida.
    Um fator a ser destacado é que os futuros craques do Rio Grande do Sul, em cinco, sete, 10, 12 anos, hoje estão nas categorias de base dos vários clubes existentes no estado e que será insignificante a quantidade de atletas que sairão direto dos campos de várzea para o alto nível profissional. E é por esse pensamento que Gabriel Luz, 14 anos, atleta da base do Estância Velha pensa em fazer testes na dupla Grenal, que fornece os mais bem estruturados centros de treinamento do Rio Grande do Sul. " A dupla Grenal é o sonho de qualquer atleta", relata Gabriel que ainda cansado, pois recém havia saído do treino falou: " se não for jogador de futebol pretendo me aproximar ao máximo do futebol, mas em um grande clube". 
    A gestão integrada da base é o objetivo do Estância Velha para que, após os oito a 10 anos de processo de formação de uma determinada categoria, a quantidade de atletas de alta performance seja satisfatória. Além disso, a comunicação entre todas as comissões técnicas das categorias deverá ser constante no que diz respeito a definição dos pontos fortes e fracos de cada atleta e equipe ao longo dos anos, para nortear as decisões estratégicas, técnicas e administrativas do clube.
O grande diferencial do trabalho de campo diante dessa nova perspectiva deve ser o desenvolvimento, por parte do clube, do currículo de formação do atleta de futebol. Nele a instituição vai poder definir os perfis dos atletas que pretendem formar e quais serão os conteúdos ensinados para que os diferentes perfis sejam alcançados.
    Entretanto, a profissionalização do futebol no clube é gradativa, logo, a gestão integrada da base, que é fundamental para modificações sensíveis nos corpos técnicos de cada categoria (com profissionais competentes e capacitados continuamente), ainda é considerada utópica. 

Matheus Caporal Goularte








Nenhum comentário:

Postar um comentário