![]() |
| Resenha nota 10- Foto de Matheus Caporal |
Por Matheus Caporal ( Reprodução da resenha feita para a cadeira de Tecnologias de Reportagens e Formas narrativas )
Hoje em dia é difícil encontrar alguém contra a tendência tecnológica. Porém, Dominique Wolton, em '' Informar não é comunicar'' ( editora Sulina; literatura estrangeira; 96 páginas; 23 reais ) mostra-se favorável ao desafio da comunicação, e não d
a informação. A revolução da informação por meio de novas tecnologias, produz incerteza na comunicação.
O livro por reforçar diversas vezes a opinião do autor, torna-se massante e cansativo, pois não desenvolve o assunto como poderia. Além disso, Wolton não aceita a ideia da comunicação ligada mais a tecnologia, aos novos meios, para ele o ideal da comunicação está ligado ao compartilhamento, aos sentimentos, ao amor. Um novo fenômeno também ressaltado por Wolton é o da incomunicação, porém num mundo como o que vivemos, é inevitável. A incomunicação referida pelo autor consiste na velocidade da informações, o que será escolhido pelos receptores e o que será repassado. '' A incomunicação constitui o horizonte da comunicação''.
A importância que Wolton dá aos jornalistas é de extrema relevância. Visto que, em tempos em praticamente todos têm a possibilidade de transmitir informações, via internet, principalmente, cabe aos jornalistas mediar as informações, dando destaque as que considera mais importantes, afinal fora treinado para isso. A ideologia tecnicista que deveria ser valorizada, pois faz parte da sociedade desenvolver novos e melhores sistemas, é atacada por Wolton. É preciso restabelecer a separação entre o pensamento racional e o sistemismo, para Wolton. Porém, é possível associar a comunicação a tecnologia, pois juntá-las é benéfico e não o contrário como diz Wolton.
O livro '' Informar não é comunicar'', mesmo tendo diversos pontos de convergências com a realidade, é recomendável sua leitura, porque confirmará a sua linha de raciocínio e mostrará qual sua tendência em relação a visão da tecnologia, o papel da informação e a importância da comunicação.

Nenhum comentário:
Postar um comentário