quinta-feira, 2 de maio de 2013

A Formação de uma Matéria

Editorias reunidas finalizando suas matérias- Foto de Matheus C. Goularte
   A distribuição da pauta, geralmente, é feita pelos editores-chefes. Porém, nada impede que o próprio repórter ou qualquer um sugira uma pauta, aliás sugestões são sempre bem-vindas dentro de um jornal, visto que são elas que provocam o debate, além de mostrar os diferentes pontos de vista sobre um acontecimento.
     Na cadeira de Laboratório de Jornalismo, como o objetivo é desenvolver nossas habilidades jornalísticas, nós, alunos, fomos os responsáveis pelas sugestões das matérias que serão publicadas no jornal da cadeira.
    Um jornal é composto por diversas editorias ( cultura, polícia, esportes, mundo...) e o trabalho desenvolvido por elas deve ser muito valorizado, pois são elas que dão corpo ao jornal. Optei pela editoria de esportes por ser a área que tenho maior conhecimento. No entanto, caso alguma outra área apareça no caminho, não deixarei de exercê-la, pois novos desafios são sempre bem-vindos.
     A minha sugestão de matéria foi falar sobre padel, esporte ainda pouco difundido, que carece de planos para desenvolvimento. Após apurar e checar as informações( fundamental para todo jornalista) conclui a matéria. Obviamente não vou publicar a matéria aqui, pois vou deixá-la para vocês apreciarem, ou não, no jornal impresso, que deve sair no fim do semestre. Contudo, vou deixar aqui um pequeno trecho da entrevista via email que fiz com Ari Rui Morais Mattos, presidente da Federação Gaúcha de Padel. Essas perguntas não foram publicadas, mas ajudaram na formulação da matéria.

Há planos para o desenvolvimento do esporte? E quais são?
Ari Mattos- Estamos tentando implantar planejamento estratégico, para os próximos anos, viabilizando a renovação dos jogadores de padel, e incrementar a visão da mídia, compreendendo o esporte e porque temos aqui no RS campeões mundiais. Precisávamos manter a federação em dia com todos os órgãos e entidades, então esta foi nossa prioridade, e conseguimos.

Porque o padel não faz o sucesso que poderia?
Ari Mattos-Na realidade, o padel aqui no Brasil é bem desenvolvido no sentido de termos praticantes de qualidade, porém não temos ainda quantidade, e se compararmos pelo numero de habitantes, teoricamente o padel não existe no Brasil. O esforço maior é fazer acontecer para a grande mídia, tomar conhecimento,
e conseguir patrocinadores master , promovendo o esporte como uma resposta eficiente para o investimento.É um esporte fácil de praticar, qualquer pessoa com um minimo de coordenação é capaz de praticar, é agregador e muito familiar.

Por Matheus Caporal Goularte


Nenhum comentário:

Postar um comentário